sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mais um carro - Tunas 17 Anos


Foi de causar estranhesa, a entrega de veículos feita no último dia 13 de novembro, embora o município tivesse ganho dois veículos, não é de costume da atual administração entregar esta quantidade, já que foi assim na entrega dos tres VW Gol, os tres onibus escolares, e agora, porquê dois?

A resposta está ai, na realidade em novembro foram também entregues tres veículos ao município. O terceiro veiculo de novembro é também da marca VW dessa vez um Voyage.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tunas do Paraná 17 Anos











Projeto Mosaicos da Esperança tem extensão em Tunas


Um dos projetos desenvolvidos em Bocaiúva do Sul pelo Conselho da Comunidade foi estendido para Tunas do Paraná, o projeto Mosaicos da Esperança. No projeto as instrutoras Jaci Maciel da Rosa e Jocélia Bueno dos Nascimento Costa trabalham com menores de Tunas do Paraná fazendo arte com mosaicos. O projeto em si, trabalha além da arte, a busca do reconhecimento do potencial de cada participante e da capacidade de assumir compromisso com o aprimoramento contínuo de hábitos e comportamento harmoniosos; é a ressocialização e a construção da cidadania através da valorização pessoal. Um dos lemas da ação é que valorizando as diferenças é que se descobre o caminho da igualdade.
O projeto tem o apoio da Câmara Municipal de Tunas, através de seu presidente Alan e é realizado nas dependências da Câmara Municipal e acompanhado pelo Conselho Tutelar local. No dia do lançamento do projeto, 27 de outubro estiveram presentes o presidente Alan, o vereador Romeu e os representantes do ministério público o procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná, Dr Olympio de Sá Sotto Maior Neto e o promotor de Justiça da Comarca de Bocaiúva do Sul Dr Joel Carneiro da Silva Filho. E, em pouco tempo já é possível contemplar belíssimos trabalhos realizados pelos participantes.

Campeonato Municipal de Futsal



Com o Ginásio Municipal Deputado Anibal Khoury lotado aconteceram as finais do Campeonato Municipal de Futsal ano 2009 de Tunas do Paraná.


Disputa do terceiro lugar
As equipes do Iniciantes, com menor media de idade do campeonato e Colônia Marquês de Abrantes, representante do interior jogaram as 18:30 horas valendo a terceira posição no certame, o resultado do jogo preliminar era apenas uma amostra da grande final que estava por vir, embora a equipe do Iniciantes tivera permanecido bom tempo com superioridade no placar, no finalzinho do jogo a equipe de Colonia Marques empatou a contagem em cinco gols, sendo este o placar final e como a campanha da equipe do Iniciantes era a melhor do campeonato foi deles a terceira colocação.


Finalissima: Associação Tunense X Vila Industrial
A partida mais importante do ano para o esporte local de Tunas do Paraná foi disputada as 20 horas do dia 10 de novembro, portanto no dia em que Tunas completava 17 anos. As equipes da Associação tunense que vinha de vitória sobre Colonia Marques de Abrantes na semifinal, enfrentava a equipe atual campeã Vila Industrial, que foi a final depois de vencer Os Iniciantes. O jogo teve toda a parte solene em comemoração ao aniversário tunense, foram perfilados os membros da comissão desportiva e na sequencia atletas e torcida entoaram os hinos Nacional e Municipal, finalizando com o fair play, onde todos os atletas se cumprimentam.
Com o jogo em andamento e precisando apenas do empate para sagrar-se campeã, isso porque tinha melhor campanha que seu adversário durante a fase de classificação, a equipe da Associação Tunense foi logo tratando de abrir o placar e em seguida fazendo 2 e na seqüência 3 a 0 no placar, com bastante determinação a Vila Industrial marcou seu primeiro gol numa cobrança de escanteio, e pra incendiar o jogo a artilheiro Jonas marcou seu trigésimo gol e a Vila encostou no placar deixando 3 a 2. Em seguida a Associação Tunense conseguiu respirar porque fez seu quarto gol, ecerrando desta forma a primeira etapa. Mas como se tratava de uma final as emoções não parariam por ai, e como o time da Vila Industrial não queria entregar o posto de campeão tratou logo de empatar o jogo e 4 a 4, e sobrecarregar de emoções tanto que jogava como quem assistia a partida. Mas ao final prevaleceu o talento dos atletas da Associação Tunense que sagraram-se campeões tunenses de futsal no ano de 2009, que marcou seu derradeiro gol, dando números de 5 a 4 como finais ao jogo.
Pouco antes da entrega do título, o chefe de Gabinete Ademar Cordeiro fez questão de transmitir a mensagem do prefeito Dr Jorge e parabenizar a todos os atletas da competição em seguida entregou o troféu nas mão do capitão Cleverson. Os atletas campeões foram Cleverson Negão(g), Wellington, Ricardo Banana ( um dos destaques do campeonato), Adenilson Pulga, Cleverson Breck (o melhor jogador da fase final), Cristiano, Rodrigão, Carlos Guaxe ( uma das revelações) Cleverson Neguinho e Edgar Jr(g) -Atleta, dirigente e técnico-. E a premiação ainda contemplou como melhor defesa a equipe do TunasPar com média de 3,28 gols sofridos por partida e o vice campeão e camisa 10 do Vila Industrial Jonas como artilheiro pelos trinta gols marcados na competição. Outro fato positivo que merece destaque foi a participação do jovem treineiro Welligton Prestes de 16 anos que fez um excelente trabalho com a Vila Industrial durante a competição, vale destacar que o jovem treineiro e filho de ninguém mais ninguém menos do que conhecidíssimo Pedrinho do Tunas Futebol Clube.

Capela Mortuária é construida com auxilio da Câmara


A maneira correta em administrar os recursos públicos faz da Câmara Municipal de vereadores de Tunas do Paraná, uma das empresas públicas mais admiradas e respeitadas da região do Vale do Ribeira, a entidade que tem o melhor prédio e a melhor estrutura funcional da região é destaque também na economicidade que vem fazendo. Tanto é que a mais recente edificação de Tunas do Paraná, a construção da Capela Mortuária Municipal na rua X de novembro conta com cinqüenta por cento dos recursos vindos da Câmara Municipal, isso porque a Câmara antecipou o repasse duodecimal (o dinheiro que esta em caixa) para o mês de setembro ao invés de dezembro e proporcionou mais esta parceria para Tunas do Paraná. Mas a forma de administar da Câmara de Tunas do Paraná, não chama somente a atenção da região tanto é que na Analise de Gestão Fiscal emitida pela Diretoria de Contas Municipais do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conta a seguinte redação: Face à análise procedida nas informações apresentadas pelo Município em meio eletrônico, através do Sistema de Informações Municipais, considerados os pressupostos contidos nas normas disciplinadoras da matéria, concluímos que o Poder Legislativo atendeu de forma satisfatória às exigências técnicas e legais atinentes à Gestão Fiscal. Isso tudo devido o apoio e participação de todos os membros do legislativo, é a Câmara agindo com responsabilidade em busca cada vez mais de uma cidade mais justa e melhor para viver

Feira de Ciências CSFR


A direção do Colégio Severo Ferreira Ruppel promoveu no dia 11 de novembro a Feira de Ciências e contou com belíssimos trabalhos apresentados pelos alunos. Um dos temas mais abordados pela humanidade nos últimos anos foi bastante trabalhado pelos alunos, a questão ambiental, seja ela ligada ao futuro da água, ao aquecimento global, às alternativas de energia renováveis, ao aquecimento de água utilizado energia solar, a preocupação com a destinação dos resíduos sólidos, a fabricação de produtos de limpeza com reaproveitamento de óleo vejetal, a fauna de região entre outros. Destacaram-se também trabalhos que abordavam temas ligados a saúde, destaque para o enforque na alimentação saudável, a saúde bucal e às transformações corporais. Alguns trabalhos tiveram características bem peculiares às matérias da grade escolar como foi o caso do que abordou a cultura africana, o que trabalhou a Literatura de Cordel e um trabalho que uniu a matemática com reciclagem demonstrando que a responsabilidade com o meio ambiente pode ser usado de inúmeras formas. Outros temas foram bastante específico no campo da ciência já que trataram de eclipse solar, ilusão de ótica e tensão superficial.
Como Tunas do Paraná é um município que sobrevive basicamente da extração de madeiras um dos trabalhos foi sobre o processo que as plantas de reflorestamento passam desde a produção de mudas até a fabricação do papel, estendendo se à reciclagem, sendo uma pequena agenda com papel reciclado na sala o produto final da mostra durante a apresentação. Um dos trabalhos que mais chamava a atenção pela praticidade de por em pratica no dia a dia foi o trabalho que abordou o tema A Horta Orgânica em Pequenos Espaços, isso porque os alunos demonstraram que com poucos materiais, pequenos espaços e criatividade é possível enriquecer o cardápio de forma saudável. Em cada trabalho apresentado além de aprender mais sobre os diversos temas foi possível se divertir com os experimentos, alguns foi possível tocar como era o caso da batalha naval, jogos múltiplos,a energia cinética e a buzina que desafiava a coordenação motora dos presentes.
A mostra apresentada na feira deixou um gostinho de quero mais e a certeza de um trabalho magnífico realizado tanto pela direção, funcionários e professores do colégio e uma alegria muito grande em poder vislumbrar a capacidade intelectual e a competência pessoal dos alunos do Colégio Severo Ferreira Ruppel, isso só faz aumentar a expectativa para a próxima Feira de Ciências.

Tunas comemora 17 anos - O presente é para a população


Na semana em que Tunas do Paraná completou 17 anos o prefeito Dr Jorge presenteou a população com dois novos veículos, a entrega foi feita o dia 13 em frente ao prédio da prefeitura municipal. Prestigiaram a entrega o presidente da Câmara Alan, os vereadores Renato Prestes, Eroildes e Mariza, além de funcionários e da população tunense, que viram mais dois veículos novos serem incorporados ao patrimônio municipal.
Os veículos foram adquiridos com recursos próprios, isso é sem convênio, é fruto da responsabilidade administrativa financeira da atual gestão que valoriza a aquisição de bem a oferecer para a população.
Com estes dois veículos Tunas do Paraná, já adquiriu cinco veículosnovos neste ano, sendo que a primeira leva, foram três veiculos comprados, destes foram dois ao departamento de saúde, e um para a educação. Desta vez os veículos comprados foram destinados uma camioneta para o Departamento de Obras e Serviços Rodoviários e um Volkswagem Gol para o departamento de administração. “Nosso trabalho é focado em trazer para Tunas cada vez mais coisas boas, só este ano já conseguimos cinco carros, três ônibus, sem falar nas obras que estão acontecendo e várias delas na eminência de acontecer tudo isso pra dar mais alegria e conforto a nós tunenses, a luta é grande mais quando vemos as coisas boas acontecendo vemos que valeu o esforço”- disse o prefeito.
Sob os aplausos dos presentes as chaves foram entregues ao Senhor Orlando Rasoto, Diretor do Departamento de Serviços Rodoviários e ao Dr Marcos Vilela, assessor do Departamento de Finanças e Planejamento Municipal.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

“Mea Culpa”


Na última edição do Jornal Folha de Tamandaré foi noticiado o 16º Aniversário de Tunas do Paraná, acontece que Tunas foi declarada município em 10 de novembro de 1992, portanto a 17 anos, e para eximir de toda a culpa o Jornal, bem como seus editores, eu reconheço e informo a todos que fui eu em um ato falho que levei a Folha de Tamandaré a publicar erroneamente 16 anos ao invés de 17 anos de emancipação política de Tunas, como citei quero com esse ato isentar de toda a culpa o referido jornal já que o erro foi meu. Erro reconhecido peço desculpas a todos em especial aos leitores e membros da Folha de Tamandaré.
Que joguem as pedras, “preferencialmente” quem nunca errou primeiro.
Agradecendo as compreensões e incompreensões
Everson Batista.