quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Feira de Ciências CSFR


A direção do Colégio Severo Ferreira Ruppel promoveu no dia 11 de novembro a Feira de Ciências e contou com belíssimos trabalhos apresentados pelos alunos. Um dos temas mais abordados pela humanidade nos últimos anos foi bastante trabalhado pelos alunos, a questão ambiental, seja ela ligada ao futuro da água, ao aquecimento global, às alternativas de energia renováveis, ao aquecimento de água utilizado energia solar, a preocupação com a destinação dos resíduos sólidos, a fabricação de produtos de limpeza com reaproveitamento de óleo vejetal, a fauna de região entre outros. Destacaram-se também trabalhos que abordavam temas ligados a saúde, destaque para o enforque na alimentação saudável, a saúde bucal e às transformações corporais. Alguns trabalhos tiveram características bem peculiares às matérias da grade escolar como foi o caso do que abordou a cultura africana, o que trabalhou a Literatura de Cordel e um trabalho que uniu a matemática com reciclagem demonstrando que a responsabilidade com o meio ambiente pode ser usado de inúmeras formas. Outros temas foram bastante específico no campo da ciência já que trataram de eclipse solar, ilusão de ótica e tensão superficial.
Como Tunas do Paraná é um município que sobrevive basicamente da extração de madeiras um dos trabalhos foi sobre o processo que as plantas de reflorestamento passam desde a produção de mudas até a fabricação do papel, estendendo se à reciclagem, sendo uma pequena agenda com papel reciclado na sala o produto final da mostra durante a apresentação. Um dos trabalhos que mais chamava a atenção pela praticidade de por em pratica no dia a dia foi o trabalho que abordou o tema A Horta Orgânica em Pequenos Espaços, isso porque os alunos demonstraram que com poucos materiais, pequenos espaços e criatividade é possível enriquecer o cardápio de forma saudável. Em cada trabalho apresentado além de aprender mais sobre os diversos temas foi possível se divertir com os experimentos, alguns foi possível tocar como era o caso da batalha naval, jogos múltiplos,a energia cinética e a buzina que desafiava a coordenação motora dos presentes.
A mostra apresentada na feira deixou um gostinho de quero mais e a certeza de um trabalho magnífico realizado tanto pela direção, funcionários e professores do colégio e uma alegria muito grande em poder vislumbrar a capacidade intelectual e a competência pessoal dos alunos do Colégio Severo Ferreira Ruppel, isso só faz aumentar a expectativa para a próxima Feira de Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário