terça-feira, 16 de março de 2010

Parabéns Jessica

O último dia 10 foi marcado por comemoração na família Cordeiro, mais especificamente na Casa de Ademar Cordeiro e Zenilda, isso porque a filha do Casal Jessica completou mais um ano de vida. Ficam aqui os votos de muita felicidade à bela aniversariante e que esta data se repita por muitas e muitas vezes. Acompanham os votos todos seus amigos e em especial seus familiares, destaque para o paizão orgulhoso Ademar.

Um Aniversário Valioso



Foi no último dia 12 de março, o supervisor de Serviços Rodoviários da Prefeitura Municipal de Tunas do Paraná, José Maria Vieira completou mais um ano de vida, vai aqui o registro da data com os parabéns de toda a equipe inclusive da Prefeitura Municipal, quanto ao valioso fica pelo apelido do cidadão, nada mais que “Milão”.

Copa Folha de Tamandaré

O Tunas Futebol Clube, representante tunense na Copa Folha de Tamandaré marcou apenas 1 dos 9 pontos disputados na segunda fase da competição. No primeiro jogo a equipe perdeu de 3 a 1 para o CAP em partida disputada no município de Colombo, já o segundo jogo foi contra o time Mixto/El Petricano e o placar foi de 2 a 2 jogando em Almirante Tamandaré, no terceiro jogo o TFC enfrentou a equipe do XV de novembro em Bocaiúva do Sul e perdeu pelo placar de 6 a 0 e agora aguarda novos adversários para tentar a reabilitação.

Primeiro Pré Campeonato de Capoeira

Aconteceu em Tunas do Paraná o1° Pré Campeonato Interno de Capoeira da Equipe Fera de Tunas do Paraná, realizado no dia 28/02/2010 na Casa da Cultura, com 22 atletas, nas categorias: infantil, iniciantes e graduados o evento foi a seletiva para o campeonato inter-estadual que acontecerá em Curitiba no mês de agosto.

E os resultados são estes: categoria infantil: jogo e solo.1°lugar- Maria Vitória dos Reis Lucio (6 anos), 2°lugar- Marlon Crhistian Baldão (5 anos ) e 3°lugar- Erik Silva (5 anos ). Categoria iniciantes: jogo 1°lugar- Rodrigo dos Santos Vieira, 2°lugar- Roberson Galvão Dias e3°lugar- Alessandro Cardoso; categoria iniciantes: solo 1°lugar - Alessandro Cardoso, 2° lugar - Eduardo Rocha e 3° lugar - Augusto Rocha; categoria graduados : jogo 1°lugar- Nilcinei de Freitas, 2°lugar- José Valdivino e 3°lugar- Marcio Reis; categoria graduados : solo 1°lugar- Nilcinei de Freitas, 2°lugar- José Valdivino e 3°-lugar- Vanderson dos Santos.

Nossos agradecimentos a todos que prestigiaram e colaboraram para que este evento se realizasse. Em especial ao Sr. Prefeito Dr. Jorge Luiz Tavares, por mais esta excelente iniciativa de proporcionar as nossas crianças, jovens e adultos mais uma atividade esportiva e cutural de alto nível em nosso município. Parabéns a todos.

Realização e colaboração na matéria: Departamento de Esporte Cultura e Turismo

Manutenção das Ruas

As intensas chuvas que caíram nos últimos meses em Tunas do Paraná região causaram grandes transtornos, felizmente não tem-se registro mais grave de danos materiais ou humanos, mas pode-se contatar que as chuvas danificaram várias ruas de Tunas do Paraná, para recuperar estas vias o prefeito Dr Jorge determinou que o Departamento Municipal de Manutenção Viária concentrasse esforços para recuperar as ruas atingidas e assim trazer mais conforto aos cidadãos que as utilizam.

Recuperação de patrimônio Histórico

O Forno de Cal, construção antiga e desativada, construída a base de pedra, localizado na Rua Vereador Jose Fagundes Straub e tombado como patrimônio histórico de Tunas do Paraná, foi recuperado pela equipe de manutenção viária de Prefeitura Municipal. A equipe da prefeitura fez além da recuperação do patrimônio histórico a manutenção em toda a extensão da rua que dá acesso a construção.


Fonte Jornal Folha de Tamandaré 

Tunas do Paraná terá Sala do empreendedor/SEBRAE

O prefeito Dr Jorge recebeu no último dia 09 de março os consultores Alessandro Rocha e Rosa Tuffi do SEBRAE/PR e entre os assuntos tratados foi acertado a implantação da Sala do empreendedor em Tunas do Paraná. A proposta é a criação de um posto de atendimentos à empresários de todos os gêneros, produtores rurais e interessados e montar seu próprio negocio, isso com o respaldo e o aval do SEBRAE. O órgão também estimulará a formação de lideranças através de capacitação e terá a presença de um técnico exclusivo para o município que trabalhará a situação local além de desenvolver ações buscando incentivar a potencialidade do município.

Nós Podemos Tunas do Paraná

As oito maneiras de mudar o mundo são as metas trabalhadas pelo Movimento Nós Podemos Paraná quer atingir todos os municípios paranaenses. O propósito para 2010 é municipalizar a mobilização voltada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), implantando Núcleos Municipais de Trabalho nos 399 municípios do estado.
Tunas do Paraná receberá o Círculo de Diálogo que acontece dando continuidade aos trabalhos anteriores do Movimento Nós Podemos Paraná, organizados por lideranças locais com apoio do setor privado, público e sociedade civil além da FIEP, SESI e SENAI. O evento acontecerá no Dia 24 de Março das 13h00min as 17h00min na Casa da Cultura e pretende-se traçar estratégias de ação para o Município. As inscrições são gratuitas podem serem feitas através do site www.nospodemosparana.org.br e espera-se grande números de participantes para que juntos possam construir estratégias capazes de transformar a realidade.

Tunas ganha mais um veículo do governo do Estado


Tunas do Paraná recebeu um veículo VW Parati 1.6 do Governo do Estado para reforçar a frota do Departamento Municipal de Saúde. O veículo foi uma conquista em parceria com o Ministério Público da Saúde e já esta a disposição servindo a população de Tunas do Paraná que precisa de transporte.
Antes de ser colocado em uso o veículo doado passou por revisão de rotina do Departamento de Manutenção da Frota.


Fonte Jornal Folha de Tamandaré 

quinta-feira, 4 de março de 2010

TFC avança a segunda fase da Copa Folha



A equipe tunense classificou-se para a segunda fase da Copa Folha de Tamandaré na última rodada e em jogo dramático contra a equipe Deportivo Bourdgnon pela contagem mínima, nos instantes finais da partida no ultimo dia 21 de fevereiro.
A classificação foi bastante comemorada e neste último final de semana seguinte a equipe tunense estreiou na segunda fase contra a equipe do Clube Atlético Pinheirinho, no campo do Juventus em Colombo e foi derrotada pela contagem de 3 a 1.

O Prefeito Dr Jorge certifica alunos do Planseq



Cidadãos tunense participaram do Plano Setorial de Qualificação e Inserção profissional, o Planseq. O curso foi desenvolvido em parceria pela Prefeitura Municipal, SENAI e Governo Federal e realizado entre os meses de outubro e novembro de 2009.
Os participantes do curso e agora profissionais capacitados foram certificados pelo prefeito Dr Jorge no dia 23 de fevereiro na sede do Departamento Municipal de Bem Estar Social.

Fonte Jornal Folha de Tamandaré 

Colégio Severo tem obra concluída



No último dia 26 de fevereiro o prefeito Dr Jorge acompanhado do presidente da Câmara Alan, do Chefe de Gabinete Ademar Cordeiro e dos vereadores Romeu e Eroildes, esteve na entrega não oficial da conclusão do Colégio Estadual Severo Ferreira Ruppel na sede do Município de Tunas do Paraná. Acompanharam a entrega o Chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, o professor Sergio Fernandes Stacheski, o proprietário da construtora responsável pela obra, engenheiro Helio Alberti, a diretora do referido colégio Chirlei Krepel, a vice diretora Karin, funcionárias do NRE e representante da SEOP e o diretor da EE São Francisco, professor Ananias. Durante a entrega da obra os presentes visitaram as instalações e puderam a maior obra na área educacional de Tunas do Paraná. O novo colégio contempla além das salas de aula, um complexo administrativo pedagógico, laboratórios, biblioteca, refeitório, Ginásio de Esportes, amplo espaço de lazer, além de trazer a casa do caseiro responsável pelo zelo do local quando não estiverem acontecendo às atividades educacionais.
O prefeito Dr Jorge disse estar muito contente pela obra na sede do município, mas aproveitou do momento para fazer algumas considerações referentes ao colégio construído em Colônia Marques de Abrantes, nos mesmos moldes do colégio da sede porém que está com suas atividades de construção paradas.
Dentro de pouco tempo o colégio receberá o mobiliário para seu perfeito funcionamento e será entregue aos alunos da rede estadual de ensino, trazendo mais conforto e qualidade educacional.
Depois de visitarem o espaço os presentes assinaram a ata da reunião que teve os trabalhos conduzidos pela engenheira Cristina Espínola. E conversaram sobre futuras instalações no local.

Tunas Firma Convênio com FNDE para construção de Unidade Escolar, reforma e Ampliação


O município de Tunas do Paraná continua sua luta em prol da educação, e em mais uma batalha o município assinou convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, - o FNDE – para construção de mais uma unidade escolar, desta vez um novo Centro Municipal de Educação Infantil, ou seja uma creche, a ser construída em Tuneiras para atender a população daquela localidade e da redondeza.
O convenio faz parte do Projeto Pró Infância do Governo Federal que tem capacidade para atendimento de 120 crianças em idade escolar da rede de Educação Infantil. O prédio escolar contará com toda a infra-estrutura educacional seguindo os padrões estabelecidos pelo Governo Federal e demais autoridades educacionais.
A obra em si será um salto na qualidade da educação infantil em Tunas do Paraná e trará mais oportunidade aos alunos que muitas vezes aguardam na lista de espera da creche da sede e no futuro já poderão ter mais uma opção de unidade escolar.


E em continuidade a Prefeitura Municipal de Tunas do Paraná assinou convênio com o FNDE para reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Joana Prestes, a creche da sede do município. A construção que hoje abriga a educação infantil será inteiramente reformada além de receber a tão sonhada ampliação, o que aumentará a capacidade de atendimento aos alunos. O atual prédio foi construído no primeiro mandato do prefeito Dr Jorge, isso na gestão 97/00, e agora passará por reforma e ganhará novas salas de aula, nova estrutura funcional e vem para atender uma demanda crescente de alunos da educação infantil na região central de Tunas do Paraná. Segundo o prefeito Dr Jorge, “são as ações na educação que formarão cidadãos mais conscientes e responsáveis, e obras na área educacional fazem com que crianças sintam-se motivadas para a aprendizagem.”

Câmara Municipal retoma os trabalhos



A Câmara Municipal de Tunas do Paraná, que tem em sua presidência o vereador Alan Izac Lemos de Lima, retoma suas atividades legislativas já com o compromisso de desenvolver grande número de trabalho em prol da população tunense. Excepcionalmente a sessão desta semana ocorre na quarta-feira dia 17 as dezenove horas, mas nas próximas semanas as sessões legislativas voltam ao seu dia normal que é terça-feira as dezenove horas. Sessão para qual o presidente Alan reitera o convite a população para que prestigie e acompanhe de perto os trabalho dos vereadores.

Judô nas escolas



Neste mês teve inicio em Tunas do Paraná o projeto de levar o Judô, esporte olímpico e de grande repercussão, para ser praticado pelos alunos da rede municipal de ensino de Tunas do Paraná. As aulas são ministradas pelos professores Lourival e Professor Neury Ferreira Tussolino, e acontecem na Casa da Cultura Adolfo Conrado Bibas nas segundas-feiras e quartas-feiras nos períodos da manhã e tarde.
Para o professor Neury, que alias desenvolve vários projetos em Curitiba e muitas vezes chefia as delegações de competidores, o projeto da prática de judô não visa de imediato formar atletas olímpicos, o momento é de formar cidadãos, mas se derrepente surgir um talento, ele será muito bem lapidado.
A prática desse esporte consiste em disciplina, respeito, harmonia, e compreensão entre outros, e é de grande valia aos praticantes. O que pode se notar nestas aulas iniciais é que os futuros judocas estão bastante empolgados com o novo esporte e que se dedicam bastante, o que certamente trará bons resultados.

Fonte Jornal Folha de Tamandaré 

Tunas do Paraná recebeu Exposição da PRF



No dia 12 de fevereiro a Casa da Cultura Adolfo Conrado Bibas recebeu a Exposição Conhecendo o Passado do Espaço Histórico e Cultural da Polícia Rodoviária Federal, a exposição que conta com diversas fotografias, equipamentos, fardas e até veículos antigos da corporação. A história da PRF esta exposta na mostra, e é esta mesma história que no sul do Brasil teve início em Tunas do Paraná.
 Tunas do Paraná foi sede do primeiro posto da Policia Rodoviária Federal, fundado em 17 de fevereiro de 1943, isso nos tempos em que a localidade ainda era o povoado de Pedra Preta. Os pioneiros foram Oscar Honorato, Leandro Ismard, João Laureano Sorsonas, Dario Raposo Borges, Pedro Nunes Teixeira e Pedro Krasota, este último fixou residência em Tunas do Paraná e tem seus descendentes morando no município.
A abertura da exposição foi realizada pelo prefeito municipal Dr Jorge que parabenizou a corporação pelo belíssimo acervo, além de enaltecer o trabalho da PRF nas rodovias brasileiras, estiveram também prestigiando a exposição o Chefe de gabinete Ademar Cordeiro, o presidente da Câmara Alan, demais vereadores, secretários, professores e empresários, no momento de seu discurso Dr Jorge fez questão de citar e agradecer à senhora Arilda Krasota, filha do patrulheiro Pedro Krasota. O prefeito também lembrou alguns fatos marcantes da Policia Rodoviária Federal, e disse - “Já que estamos numa exposição eu lembro-me de que quando jovem acompanhava um serie da de TV chamado Vigilante Rodoviário e que por sinal gostava muito” – O inspetor Ariovaldo, responsável pela mostra emendou dizendo que filmes do seriado também estavam na exposição para aqueles que quisessem ver. Todos os objetos chamam a atenção devida a sua importância para os trabalhos da corporação, e entre eles se destacam a primeira arma da PRF e a Insigna nº 01 que pertenceu ao Inspetor Antonio Felix Filho.
Já os veículos antigos da Policia Rodoviária Federal foram as atrações de maior sucesso, duas motos Harley, uma ano 1975 e outra 1947, impressionavam pelo zelo e ronco dos motores, a mais antiga é única no pais e pertence ao primeiro lote de motocicletas Harley enviadas para o Brasil,  outra moto modelo Amazonas, mostra ousadia de um motor 1600 a álcool construído no ano de 1974. Mas a atração principal era mesmo o Volkswagem Fusca, ano 1974, usado como viatura, este por estar colocado na entrada da exposição chamava a atenção de todos os que visitavam a Casa da Cultura, tanto é o sucesso do veículo que o prefeito Dr Jorge percorreu as ruas de Tunas do Paraná a bordo do fusca sensação da exposição.
Os Inspetores Ariovaldo, Lino, Brustolim são os administradores do acervo e contam com a colaboração imprescindível dos inspetores Anacleto e Palú, e todos estes estavam presentes em Tunas esclarecendo tudo sobre o acervo a valorizando ainda o espaço.
A mostra fica exposta na Casa da Cultura até o dia 18 de fevereiro das nove às dezoito horas e é com entrada Franca.


Fonte Jornal Folha de Tamandaré 

Tunas do Paraná Assina Convênio para pavimentação



No último dia 2 de fevereiro e dando continuidade ao projeto de urbanização e infra-estrutura de Tunas do Paraná o prefeito Dr Jorge Luiz Martins Tavares assinou convênio junto ao Governo do Estado para pavimentação asfáltica para a sede do município. A obra abrange aproximadamente 1300 metros e a assinatura do convênio foi realizada a Assembléia Legislativa no gabinete do Deputado Estadual Alexandre Curi e com a presença do secretário geral do PMDB João Arruda.
A obra será licitada pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagem – DNER. E durante a assinatura o Prefeito fez questão de destacar o grande apoio que o Governador Requião e o Deputado Alexandre Curi estão dando ao desenvolvimento do Vale do Ribeira, principalmente a Tunas do Paraná.
O projeto compreende além da pavimentação asfáltica, área de passeio e rede de captação de águas fluviais e trará mais beleza e infra-estrutura para a população tunense.